Somos tão pequeninos, precisámos de muita ajuda, mas andamos muito atarefados!
Ora vê o que temos feito.
Como sabes,no passado dia 18 de Dezembro, realizou-se a nossa Festa de Natal, cá na escola.
Vê lá como correr a Festa de Natal:
OBJECT id=BLOG_video-UPLOADING class=BLOG_video_class width=320 height=266 contentId=
A turma 2ºB, do Clube de Teatro, apresentou uma pequena peça de teatro, baseada no conto O Segredo de Natal de Astrid Mola. Foram dois meses de árduo trabalho: adaptação do conto ao género dramático, ensaios e confecção de adereços, mas valeu a pena, porque nós, o 2ºB, somos mesmo muito traquinas, mas demos o nosso melhor!
A peça fala-nos de um menino chamado Cristiano, que como todas as crianças, gostaria de descobrir o segredo de Natal!
Cristiano escreve uma carta ao Pai Natal e pede apenas um barquinho à vela para brincar com o seu pai.
Cristiano coloca a carta na janela e esconde-se atrás da árvore de Natal para tentar descobrir quem vem buscar a carta para o Pai Natal. Para sua surpresa, repara que, é um lindo anjinho quem recolhe a carta.
Este, apanha um valente susto, porque nunca tinha sido visto. O anjinho pede ao menino que guarde segredo. O anjinho-carteiro promete levar o menino à aldeia do céu se este guardar segedo.
Lá existe uma fábrica de anjinhos, onde fazem os presentes para o Pai Natal. O anjinho-carteiro leva o menino por entre as nuvens até à aldeia.
Apresenta-o aos seus colegas anjinhos,que ficam muito assustados com medo que o segredo seja descoberto. Mas o anjinho reconforta-os dizendo que o menino sabe guardar segredos!
Cada anjinho apresenta a sua fábrica: o anjinho-carteiro recolhe todas as cartas das crianças e leva-as para a aldeia; o anjinho-operário faz os carros, as motas, os aviões e os barcos; o anjinho-bonecreiro faz os peluches e as bonecas; o anjinho-pasteleiro faz os biscoitos e os chocolates de Natal; o anjinho-livreiro recebe todas as cartas, lê-as e dstribui os pedidos das crianças pelos amigos.
Cristiano nem acredita que está na aldeia e pergunta pelo Pai Natal. Mas, isso também é segredo! O anjinho-carteiro aconselha o menino a regressar a casa porque os pais devem estar preocupados! Cansado da aventura, Cristiano acaba por adormecer.
Lá na aldeia, são feitos os últimos preparativos.
Os anjinhos levam os presentes até ao Pai Natal, que chega no seu trenó, muito irritado, porque os anjinhos estão atrasados!
O Pai Natal recebe os presentes e parte no seu trenó levado pelo Rudolfo, para entregar as prendas a todas as crianças na véspera de Natal. HO!HO!HO!
Cristiano acorda no Dia de Natal e vê o barquinho debaixo da árvore de Natal.
Eufórico, pega no barco, quando olha pela janela e vê o anjinho-carteiro! Ele voltou para ver se o menino gostara do presente. O anjinho-carteiro pede segredo ao Cristiano e o Cristiano despede-se do anjinho-carteiro até o próximo Natal!
Que bem que se saíram os nossos pequenos Romeus e Julietas!
"Cristiano"-Bernardo;"anjinho-carteiro"- David; "anjinho-operário"-Sara; "anjinho-bonecreiro- Khristina; "anjinho-pasteleiro"-Beatriz; "anjinho-livreiro" - Emma; "Pai Natal" - Lucas; "rena Rudolfo"- João Carlos;"Rena"- Brito; "janela"- Catarina; "nuvens"- Gouveia,Carolina, Tiago, Milton, Carlos Alexandre,Jaime, João Pedro; "narrador" - Leonor.
Mas, não paramos por aqui!
Neste início de ano lectivo já temos mãos à obra.
Vamos comemorar o DIA MUNDIAL DO TEATRO, a 27 de Março:
- uma turma vai fazer uma visita de estudo ao Teatro Baltazar Dias;
- vamos fazer um concurso escolar intitulado "O meu fantoche favorito", a partir das personagens do conto "Os Ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares;
- vamos apresentar uma pequena dramatização do conto para a cerimónia de entrega dos prémios.
Observa então o regulamento do concurso:
TEMA:
“O MEU FANTOCHE FAVORITO”
OBJECTO
Valorização da literacia através do promoção da leitura com recurso a meios que fomentam a vivacidade das histórias;
DESTINATÁRIOS
Todas as crianças que frequentam o Clube de Teatro da nossa escola (1ºs e 2ºs anos).
DATA
- Entre 1 a 25 de Março.
PARTICIPAÇÃO
Cada criança confeccionará, nas aulas do Clube de Teatro, com a ajuda da professora, um tipo de fantoche, a partir das personagens do conto Os Ovos Misteriosos de Luísa Ducla Soares, alusivo à época da Páscoa.
MATERIAIS
São aceites todos os tipos de materiais recicláveis e não recicláveis.
MODALIDADES
Realização e confecção de fantoches de dedos, colher, meias, cone e sombras chinesas.
IDENTIFICAÇÃO
Cada fantoche deve estar devidamente identificado, com maiúsculas e em local visível.
SELECÇÃO
-Apresentação de uma exposição no átrio da escola com todos os fantoches elaborados pelas crianças, que frequentam o Clube de Teatro, durante um período de tempo previamente estabelecido;
-Votação por parte comunidade escolar e meio envolvente no seu fantoche favorito.
PRÉMIOS
- Os três fantoches com mais votos serão os vencedores de um prémio por mérito de valor simbólico;
-Cada participante receberá como prémio de participação obviamente o próprio fantoche elaborado.
ENTREGA PRÉMIOS
-Cerimónia de entrega de prémios conta com uma apresentação de uma pequena dramatização com recurso aos fantoches por parte de uma turma, no dia 25 de Março, às 17h.
Daremos conta aqui de todos os nossos passos e/ou de possíveis alterações!
Fica atento!
Projeto «Heróis da Fruta»
Há 8 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário